CULTURA

Este programa é formado por atividades voltadas para a transformação social por meio do desenvolvimento e difusão das artes, do conhecimento e da formação dos agentes culturais, respeitando a dinâmica social ao fomentar a tradição, preservação e inovação. Sendo assim, compreende-se no Regional que a consolidação da missão institucional requer uma reflexão conjunta e o amplo debate, para a sistematização das práticas vivenciadas em cada realidade na qual o Sesc atua, como sugere a Política Cultural (SESC, 2015). Logo, com sua presença, abrangência, permeabilidade e capilaridade, a instituição através de uma construção reflexiva, crítica e criativa, atua com as linhas norteadoras produção, criação/experimentação, diálogo e infraestrutura.

Em 2017, o trabalho será desenvolvido através de uma série de projetos organizados em uma matriz original e por linguagens (artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual e biblioteca), fortalecendo-se, assim, a interdisciplinaridade.

Projetos:


Programação:

Informação do Evento:

  • Saúde Bucal

    Procura embasar uma prática de saúde que seja capaz de responder com qualidade, pertinência e adequação, da forma mais humana, eficaz e eficiente possível, às principais necessidades bucais do comerciário e sua família. Sendo assim, além das ações de recuperação e reabilitação, características do atendimento clínico prestado aos indivíduos já acometidos por doenças e sequelas, inclui ações de caráter promocional e preventivo, com o objetivo de impedir ou retardar o aparecimento de novas ocorrências. O atendimento é ofertado em clínicas fixas nas Unidades Operacionais Centro, Siqueira Campos e Socorro, nos três turnos. O trabalho de responsabilidade social nessa atividade é agregado à Unidade Móvel OdontoSesc, que leva o atendimento odontológico a cidades do interior do estado e empresas da Grande Aracaju, em parcerias firmadas com prefeituras municipais e empresários.

     

     

    Saúde Bucal: consiste em tratamento bucal realizado das clínicas do Regional (Unidades Operacionais Centro, Siqueira Campos e Nossa Senhora do Socorro), com ações de promoção e recuperação de saúde bucal e prevenção de doenças, respondendo com qualidade, pertinência e adequação, da forma mais humana, eficaz e eficiente possível, às principais necessidades bucais do comerciário e sua família. Além das ações de recuperação e reabilitação, características do atendimento clínico prestado aos indivíduos acometidos por doenças e sequelas, o trabalho inclui ações de caráter promocional e preventivo, com o objetivo de impedir ou retardar o aparecimento de novas ocorrências. Logo, os serviços são organizados para atender aos eixos: promoção da saúde bucal e educação em saúde, que se caracterizam na ênfase nos determinantes sociais capazes de construir um processo educativo participativo e transformador da realidade dos indivíduos no tocante a seus estilos de vida e contexto socioeconômico. Sendo assim, a saúde bucal é realizada através de ações educativas e preventivas e os tratamentos através dos serviços da clínicas odontológicas das, nas áreas de dentística, cirurgia, periodontia, endodontia e radiologia.

     

    OdontoSesc: projeto desenvolvido em Unidade Móvel, busca contribuir para a melhoria do quadro de saúde bucal, possibilitando a ampliação da oferta de atenção odontológica, minimizando desigualdades sociais no âmbito da saúde. O OdontoSesc busca tratar e diminuir o risco de desenvolvimento da cárie e periodontal (e suas sequelas) entre as pessoas atendidas, por meio de ações clínicas e atividades educativas potencialmente capazes de favorecer o controle e a intervenção sobre os fatores relacionados à produção da saúde-doença bucal, de forma individual e coletiva.