Diretora do Sesc participa do lançamento nacional do Sonora Brasil


A diretora regional do Sesc, Adely Carneiro participa nesta quarta-feira, 24/05, em Belo Horizonte, do lançamento nacional do projeto Sonora Brasil. Ao lado da diretora de programas sociais, Margarida Tavares e dos técnicos de cultura, Fábio Oliveira e Bosco Santos, ela acompanhará a estreia do Samba de Pareia, grupo sergipano selecionado para integrar o circuito nacional.

O Samba de Pareia surgiu em Sergipe, no povoado Mussuca, município de Laranjeiras, há mais de 300 anos. No Estado, é dançado por mulheres e o principal elemento rítmico é a pisada dos tamancos das dançadeiras que fazem toda a diferença na sonoridade e na harmonia.

A Mussuca fica a 23 Km de Aracaju. É uma comunidade de remanescentes quilombolas que se empenha para manter as tradições herdadas de seus antepassados, como a Dança de São Gonçalo e o Samba de Pareia.

O Sonora Brasil é um projeto do Departamento Nacional do Sesc que busca despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, através de apresentações essencialmente acústicas e que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.