Artes Cênicas


Consiste em ações destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação de expressões cênicas, visando ao desenvolvimento de plateias, artistas, produtores e público em geral. Em Sergipe, o trabalho será desenvolvido por meio das modalidades: teatro e dança.

Aldeia Sesc de Artes: trabalho de incentivo ao diálogo entre a pluralidade das manifestações culturais e artísticas, que impulsiona a vocação institucional para a mediação, difusão e incentivo ao protagonismo cultural do Sesc junto a sua clientela preferencial e comunidade em geral. Realizado em um período de 15 dias de intensa programação, provoca catarse no público através da música, teatro, circo, dança, audiovisual, artes visuais e literatura. Envolve grupos artísticos de distintos territórios do Estado, cursos, oficinas e intercâmbio. O Aldeia acontece nas Unidades Operacionais Sesc Centro, Siqueira Campos, Comércio, Sesc Ler Indiaroba, espaços culturais de Aracaju (Centro Cultural, Teatro Atheneu Sergipense, Teatro Lourival Baptista, Museu da Gente Sergipana, Praça Fausto Cardoso) e em alguns municípios do interior sergipano.

Palco Giratório: é um projeto nacional que promove apresentações de espetáculos cênicos em todo o país, consolidando-se como o mais importante circuito nacional de difusão das artes cênicas, ao incentivar o intercâmbio de informações entre os grupos participantes e a formação de plateia, por meio de oficinas, palestras e conversas com o público dentro da vocação educativa do Sesc. O trabalho visa estimular o intercâmbio cultural entre artistas das artes cênicas das várias regiões do país e o público local. Para 2017, a programação constará da palestra; intercâmbios, espetáculos de dança, espetáculos de teatro, apresentação de circo, intervenção urbana, oficinas de dança, teatro e intervenção urbana, e debates.

Intergerações em Cena: trabalho que consiste no diálogo estético dos resultados obtidos com a realização das ações artísticas, culturais e educacionais desenvolvidas dentro da Unidade Siqueira Campos (Escola Sesc, Academia, Grupo Nova Vida, etc). Une pessoas na faixa etária de 03 a 90 anos, integrando linguagens artísticas e provocando um registro histórico das expressões cênicas articuladas no espaço Sesc. Sendo assim, o Intergerações em Cena promove a montagem de um espetáculo teatral, baseado na literatura universal ou textos específicos, que é apresentado aos familiares dos participantes e à sociedade em geral, buscando sempre a educação da percepção humana através dos sentidos, apreciação crítica, e compreensão acerca da pluralidade cultural brasileira.

Sesc Dramaturgias: objetiva fomentar a criação de possibilidades dramatúrgicas do corpo na dança e no teatro, destacando o seu potencial para debates e reflexões. Potencializa, portanto, leituras e práticas através de oficinas de Dança, Leitura e Escrita Dramatizadas, e Dramaturgia do Ator, promovendo a formação cultural associada à produção cênica contemporânea. Acontecerá no Sesc Centro.

Dança no Sesc: consiste na oferta sistemática de cursos de dança de salão e dança do ventre para iniciantes e iniciados nessa arte. O trabalho visa proporcionar o desenvolvimento da musicalidade, ritmo, coordenação motora e consciência corporal através dos movimentos da dança. Acontecerá na Unidade Operacional Sesc Centro.

Artes Integradas: reúne ações sistemáticas das diversas linguagens artísticas, organizadas a partir da grade programática do Sesc Socorro. Visa a formação do público frequentador da Unidade Operacional, comunidade geral, e comunidade do entorno, priorizando a difusão das obras artísticas, o diálogo permanente com os realizadores e meios de produção envolvidos no projeto.