Audiovisual


Ações destinadas à criação, à difusão, à fruição e à preservação de conteúdos audiovisuais. É considerada obra audiovisual aquela que, pela combinação de imagens e sons, gera significados por meio da impressão da imagem em movimento, independentemente da tecnologia utilizada, podendo ser de diversos gêneros e categorias de classificação, como curta-metragem longa-metragem, animação, videominuto, videoclipe, documentário, ficção, videodança, entre outros.

CineSesc: visa sistematizar as exibições de filmes em vários formatos, com o objetivo de proporcionar conhecimento e entretenimento à clientela comerciária, seus dependentes e comunidade em geral, através da criação de uma programação que enfoque a diversidade de produção e fazeres cinematográficos no Brasil e no mundo. Busca contribuir para a manutenção e qualidade das ações em cinema no Regional, inclusive viabilizando do ponto de vista econômico, a contratação de licenciamento para exibição pública de diversos títulos, a partir da cópia de DVD e/ou BLU RAY. O trabalho oferece uma programação de exibições sistemáticas e de qualidade, incluindo filmes pertencentes a um movimento estético, importante no desenvolvimento histórico do cinema. Objetiva formar público para o cinema e fomentar a difusão do trabalho dos cineastas locais.

Mostra Sesc de Cinema: trata-se da seleção de dez filmes de longa e 20 de curta duração para exibição pública nos projetos dos Departamentos Regionais. Em Sergipe, uma comissão local indicará um longa e dois curtas para concorrerem ao licenciamento de exibição pública nas Unidades do Sesc em todo o país, por um período de dois anos. O objetivo da Mostra é, portanto, desenvolver uma ação de grande repercussão, que contribua para a implementação das ações no campo do cinema, promovendo a difusão das obras audiovisuais realizadas fora do eixo dos grandes produtores brasileiros. Visa ainda, proporcionar o acesso da clientela preferencial e comunidade em geral a essas produções, promover a aproximação positiva dos jovens artistas com o Sesc, e contribuir para a atualização, aprimoramento e formação de artistas dos 27 estados brasileiros.

Núcleo de Cinema: em processo de implantação, visa contribuir com a promoção de processos de transformação social, através da ampliação do repertório de expressão simbólica da clientela do Sesc e dos artistas e produtores culturais locais. Esse projeto, através de ações programáticas da área de cinema, possibilita à clientela capacidade de apreciação estética e desenvolvimento de competências necessárias para a sua inserção na sociedade. O Núcleo, fisicamente equipado com uma unidade básica de gravação e edição digital, acervo fílmico em formato DVD/BLY RAY, cabines equipadas para consulta individualizada aos filmes e um laboratório informatizado para multimídia, busca propiciar o discernimento quanto aos mecanismos de incorporação de referências simbólicas na linguagem audiovisual, bem como a discussão e reflexão crítica sobre as questões relacionadas à estética audiovisual, a construção e uso do discurso audiovisual na sociedade contemporânea e suas implicações. O trabalho, que inclui palestras, rodas de conversa e cursos, será desenvolvido na Unidade Sesc Centro.