Literatura


Ações de incentivo à produção, ao acesso, à fruição e à preservação da obra literária, considerando-se literatura o discurso verbal que se diferencia pela elaboração estética da palavra, podendo se concretizar nos diversos gêneros e suportes, manifestando-se por meio da escrita e da oralidade.

 

Pé de Página: trabalho voltado para promover por meio de uma itinerância em âmbito nacional, autores de diversas categorias da literatura brasileira, refletindo assim a diversidade da produção nacional, e democratizando o acesso à literatura brasileira contemporânea. Esses autores participam de circuitos pelos Departamentos Regionais do Sesc, mesas, debates e visitas às escolas. O projeto é destinado a comerciários, dependentes, estudantes da rede pública e privada de ensino, escritores, artistas, apreciadores da literatura, entre outros.

Sesc Literatura: projeto que desenvolve no Sesc Centro, Siqueira Campos e Socorro, ações socioculturais para os comerciários, seus dependentes, estudantes das redes pública e privada de ensino, escritores, poetas, artistas diversos e comunidade em geral. É realizado através do desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura e de aproximação com a produção literária, como: contação de histórias, leitor do trimestre, sarau poético, hora do conto, varal de poesias, encontro com o autor, mediação de leituras, murais temáticos, lançamento de livros, rodas de conversa, entre outras. Objetiva, nomeadamente, contribuir com o desenvolvimento social, emocional e cultural dos indivíduos, como também para a formação de um sujeito crítico, cidadão e atuante na sociedade, e ainda, promover a importância da literatura como elemento substancial para a aquisição de conhecimento, informações e interações.

Memória Cultural: visa possibilitar ao comerciário e comunidade em geral o conhecimento literário, através da contação de estórias, recital, sarau poético, exposições de livros e imagens, lançamento de livros, tardes de autógrafos etc. Esse trabalho busca integrar o público alvo às diversas formas de manifestações culturais, enriquecendo o conhecimento dos comerciários em relação a nossa história cultural e propiciar a divulgação e aprendizado sobre a cultural local. O projeto será desenvolvido na Unidade Operacional Sesc Comércio.

Encontro com autores em contexto: projeto que reúne uma série de ações na Unidade Operacional Siqueira Campos, objetivando formar leitores que priorizem o texto literário e sejam capazes de interpretar os gêneros narrativos, quer seja na prosa, poesia, ou prosa poética. Visa aproximar leitores e autores sergipanos, tanto da capital quanto do interior, através da realização de palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações musicais, recitais, exposições, rodas de conversa, exibição de filmes, entre outros. Em 2017, o trabalho será destinado à clientela preferencial, estudantes e professores das redes pública e privada de ensino, idosos inscritos no grupo de convivência Nova Vida, estudantes de letras e áreas correlatas, pesquisadores, escritores e comunidade em geral.