Música


Trabalho destinado à criação, produção, difusão, fruição e preservação da música em seus diversos gêneros e estilos, visando o desenvolvimento de plateias, artistas, produtores, comerciários e público em geral.

Projetos a serem desenvolvidos:

Sonora Brasil: projeto temático que visa difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no país. Objetiva, sobretudo, realizar ações consistentes, efetivamente educativas e culturais, identificadas com o desenvolvimento histórico da música brasileira, ao promover e estimular a regionalização da sua produção cultural e artística, valorizando o capital humano e conteúdos locais, possibilitando o acesso das clientelas a programações amplas e diversificadas nessa área , provendo, assim, a descentralização da produção e dos processos de difusão musical no país. Com 18 anos de atuação, é o maior projeto de circulação musical do país, pois realiza cerca de 480 concertos por ano, em mais de 130 cidades, em sua maioria, distantes dos grandes centros urbanos.

Mostra Sergipana de Música – Sescanção: busca revelar ao público novos artistas, promover o intercâmbio entre eles e intensificar o movimento musical no Estado de Sergipe. Sendo assim, realiza-se o Circuito Sescanção (com os músicos selecionados no ano anterior); a Semana de Pesquisa e Extensão em Música (que consiste na formação continuada de músicos e interessados aos estudos musicais) e a apresentação e gravação ao vivo das músicas selecionadas.

Concertos Sesc Partituras: conjunto de concertos com repertório exclusivo do site Sesc Partituras, é realizado simultaneamente em quatro momentos, em todos os Departamentos Regionais participantes. Objetiva difundir e democratizar o acesso ao patrimônio musical brasileiro, através do estímulo à pesquisa e editoração do repertório e formação de grupos. Esse trabalho estimula as apresentações de música de concerto realizadas por grupos locais e escolhidos pela equipe técnica dos Regionais. Fortalece também a interlocução institucional com universidades e conservatórios de música, bem como demais nichos do segmento.

Arte em Curso: destina-se a promover cursos e oficinas de canto coral e violão, atendendo as necessidades da clientela preferencial, ativa frequentadora do Sesc Socorro e da comunidade em geral. Sendo assim, o projeto objetiva promover ações voltadas para a formação e o aprendizado de conhecimentos, informações e técnicas próprias à criação artística e à qualificação dos produtores e consumidores culturais.

Intervenções Artísticas Periféricas: consiste na promoção sistemática de ações artístico-culturais capazes de contribuir para a reflexão, debate, produção artística e formação de plateia, através da música, literatura, teatro, dança, artesanato e artes plásticas, visando dar à comunidade amplo acesso aos produtos culturais desenvolvidos dentro da Unidade Siqueira Campos e seu entorno.

Meio Dia Cultural: ação especial voltada para os comerciários, seus dependentes e comunidade em geral que é frequentadora dos serviços do Restaurante do Comerciário, nas Unidades Operacionais Sesc Centro e Comércio. O projeto objetiva proporcionar, no horário do almoço, apresentações artísticas em suas mais diversas linguagens, contribuindo para a formação de plateias e ampliação do universo cultural da clientela.