Concurso de Quadrilhas Juninas no Sesc Socorro


O Sesc iniciou no último domingo a primeira eliminatória do Concurso de Quadrilhas Juninas “Seu Menino”, na Unidade Socorro. Das oito primeiras apresentações três já se classificaram: Século XX, Retirantes do Sertão e Xodó da Vila. No próximo domingo, 11/06, acontecerá mais sete apresentações onde serão escolhidas apenas três para a grande final, que acontecerá dia 18/08.

O concurso faz parte de uma vasta programação que o Sesc realiza nas unidades operacionais como montagem do altar de Santo Antônio e demais santos juninos, apresentação de trios pé de serra, oficinas de adereços juninos e campanhas de prevenção contra queimaduras por fogos de artifícios e fogueiras.

A ideia do Sesc é chamar a atenção do público para a importância de manter a tradição de celebrar os festejos do ciclo junino (Santo Antônio, São João e São Pedro), preservando costumes e características da culinária, música, dança, rituais e crendices populares

Tradição Secular

De acordo com historiadores e pesquisadores da cultura popular, a quadrilha surgiu na França do século XVIII, principalmente em Paris. A dança só chegou ao Brasil no final da década de 1820 e foi muito comum entre as classes sociais mais abastardas da sociedade brasileira da época (principalmente entre os integrantes da corte residente no Rio de Janeiro).

Foi somente no final do século XIX que a quadrilha se popularizou e tornou-se comum entre as camadas populares da sociedade. Porém, ao tornar-se popular, agregou diversos elementos culturais, principalmente os relacionados às tradições e modo de vida no campo. Ganhou também, neste momento, um caráter mais divertido, com pitadas de humor, destacando as peculiaridades de cada região.

 

Sesc Socorro – Avenida Perimetral, s/n, Marcos Freire II

Eliminatórias: 04 e 11/06

Final: 18/06