Canhoba recebe Sesc Saúde Mulher


O município de Canhoba, distante 116 quilômetros da capital, recebeu na manhã de hoje, 26/06, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher. Trata de uma ação voltada à prevenção e combate ao câncer do colo de útero e da mama, através do rastreamento feito por mamografia digital (3D Mammomat Inspiration)) e exame citopatológico (Lâminas).

A Unidade vai atender a população feminina do município até o dia 09 de julho e realizar campanhas educativas sobre os cuidados e controles que podem ser feitos por meio da prevenção. A mamografia será realizada em mulheres na faixa etária dos 50 a 69 anos e o exame citopatológico irá atender o público de 25 a 64 anos.

 

Os laudos dos exames de mamografia são emitidos pela equipe médica do Hospital de Câncer de Barretos (SP), referência nacional na área de oncologia. Desde a sua implantação, em 2016, a unidade móvel já percorreu 11 municípios sergipanos. E só neste primeiro semestre realizou 3.404 exames.

O prefeito municipal de Canhoba, Manoel Messias Hora Guimarães, destacou a atuação afirmativa do Sesc e o trabalho que vem realizando no Estado, em especial, na região do Baixo São Francisco, levando um grande projeto de saúde as comunidades menos favorecidas e que vivem distantes dos centros especializados.

De acordo com a diretora regional do Sesc, Adely Carneiro, o projeto é uma resposta estratégica do Sesc a alta incidência de câncer de mama e de colo do útero no país. “De forma itinerante vamos colaborar com a elevação da qualidade de vida da população, proporcionando o rastreamento e a identificação precoce, elementos importantes no tratamento e na cura”, ressaltou a diretora.