Mostra “Valise Rastros Evolutivos” – Uma viagem no tempo


O Sesc realizará no município de Nossa Senhora do Socorro, de 04/04 a 26/05, a exposição “Valise Rastros Evolutivos”. A mostra traz representações de habitats, sítios arqueológicos, mapas, ilustrações, jogos e utensílios típicos, montadas em pequenas gavetas (Valise), que reproduzem diferentes etapas do processo evolutivo.

A exposição faz parte do Projeto Sesc Ciência, uma iniciativa do Departamento Nacional da instituição que tem por objetivo popularizar e desmistificar o conhecimento científico, aproximando o público de uma compreensão mais racional dos fenômenos da natureza, por meio de ações estimulantes.

Segundo Aline Pinto, curadora da mostra em Sergipe, a evolução do homem é um processo de mudanças anatômicas, principalmente culturais, por meio do qual os seres humanos emergiram como uma espécie distinta. “O visitante irá encontrar bonecos em tamanho natural que reproduzem hominídeos que antecederam a espécie Homo sapiens, como o Australopithecus, o Homo habilis e o Homo erectus”, destacou.

A curadora também explica, que além das modificações físicas percebidas nas estruturas corporais dos bonecos, a exposição revela a diversidade cultural existente no mundo pré-histórico, fruto da conquista de territórios cada vez mais distantes, possibilitando assim o surgimento de rituais e costumes particulares.

“Essa diversidade é evidenciada em vestimentas e acessórios, que traduzem um pouco das particularidades existentes nos hábitos, nas tradições religiosas, danças e celebrações de diferentes povos”, disse.

As visitas orientadas para professores e alunos podem ser agendadas pelos contatos 3279-3806 l 3279-3801 l 99942-0862 com a professora Aline Pinto.

O acesso é gratuito.

O Sesc Socorro fica na avenida Perimetral B, 250, conjunto Marcos Freire II, em Nossa Senhora do Socorro.

 

Programação:

 04/04 (Segunda-Feira) | 08h30 às 11h30

Local: Auditório da Unidade Socorro

08h30 às 09h00 – Solenidade de Abertura

09h00 às 09h40 – “O que é a Luz para a Ciência? – O ponto de vista da Física, Química e Astronomia”.

Palestrante: Prof. Augusto César S. Almeida – Graduado em Pedagogia; possui Curso Técnico em Química. Atualmente está como Diretor da Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju – CCTECA.

09h40 às 10h20 – “A importância da luz para a vida na Terra”.

Palestrante: Profa. Leuzenilda Pereira da Silva – graduada em Geografia, com especialização em Manejo de Água e Solo em Microbacias Hidrográficas, Gestão Escolar e Educação Ambiental. Técnica responsável pela condução do Processo de Construção do Código Ambiental e da Reestruturação do Conselho de Meio Ambiente de Nossa Senhora do Socorro/SE. Atualmente está como Diretora do Colégio Estadual Alfredo Montes.

10h20 às 10h30 – Perguntas / Considerações Finais.

10h30 às 10h50 – Coffee Break

10h50 às 11h30 – Visita à Mostra “Valise Rastros Evolutivos” e à Exposição “9.000 Anos de Ocupação Humana em Xingó”.

Local: Brinquedoteca do SESC Socorro

Público: Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior e comunidade em geral.

13h30 ás 16h30

Visitas à Mostra e a Exposição “9.000 Anos de Ocupação Humana em Xingó”.

Público: Alunos, professores e toda a comunidade.

 

De 05/04 a 26/05 | 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30

Visitas a Mostra “Valise Rastros Evolutivos” e a Exposição “9.000 Anos de Ocupação Humana em Xingó”.

Jogo das Cavernas

Caçada aos Fósseis

Oficinas de Arte Rupestre

Público: Alunos, professores e toda a comunidade.

Classificação: Livre