Sesc Saúde Mulher chega a Propriá


A unidade móvel Sesc Saúde Mulher chegou ao município de Propriá onde ficará no período de 45 dias corridos, realizando exames de mamografia e citopatológico, em mulheres na faixa etária dos 25 a 64 anos, gratuitamente. A assinatura do convênio entre o Sesc e a Prefeitura Municipal de Propriá, realizada na manhã de ontem, 01/03, oficializou a iniciativa do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, de levar ações de saúde e formação profissional àquela região do baixo São Francisco, uma vez que, em breve, o Senac irá inaugurar uma unidade em Propriá.

Os exames na unidade móvel Saúde Mulher são agendados e realizados de formar rápida e segura, e os laudos emitidos pelo Hospital de Barretos (SP), centro de referência no rastreamento e tratamento de câncer no país. A unidade é composta por mamógrafo de última geração – 3D, consultório ginecológico, sala de atendimento e espaço para acolhimento e promoção de campanhas educativas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) com uma cobertura da população-alvo de, no mínimo 80%, e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60 a 90% a incidência do câncer cervical invasivo. A experiência de alguns países desenvolvidos mostra que a incidência do câncer do colo do útero foi reduzida em torno de 80% onde o rastreamento citológico foi implantado com qualidade, cobertura, tratamento e seguimento das mulheres.”A unidade Saúde Mulher é uma ação estratégica à incidência crescente de câncer de mama e de colo do útero. A nossa iniciativa reforça marcas evidentes do cumprimento do papel social do Sesc, intensificando o propósito no desenvolvimento de ações voltadas ao bem estar e ao resgate da cidadania. A meta é levarmos este serviço de utilidade pública a todos os municípios sergipanos”, enfatizou Laércio Oliveira.

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher está instalada na praça da catedral. Os serviços estão disponíveis à população da sede municipal e das regiões circunvizinhas, de segunda a sexta-feira, das 08 às 15h.