Caminhada educativa à margem do Rio Poxim


Aconteceu na manhã de hoje, 07/04, o projeto Descobrindo a Cidade a Pé e desta vez com a temática meio ambiente. A caminhada percorreu o trecho Ponte do Riomar/Parque dos Cajueiros, com intervenções sobre o ecossistema local, mediada pela bióloga e especialista em gestão ambiental, Vânia Benício.

O projeto, de caráter educativo, está na sua segunda edição com o objetivo de proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer melhor os bens materiais e imateriais da cidade, de forma prazerosa e interativa. “Durante o percurso adquiri novos conhecimentos sobre o estuário do rio, a Praia 13 de julho, os mangues e o crescimento da cidade”, disse a professora Marta Souza, ressaltando a importância social do projeto e a iniciativa do Sesc.

Bióloga Vânia Benício fala sobre ecossistema

Durante o percurso o grupo recolheu o lixo descartado na estreita faixa de mangue localizada à margem da Avenida Beira Mar. No encerramento da caminhada o Sesc realizou na área livre do parque oficinas de artesanato com material reciclado e os participantes produziram cartões postais com frases e ilustrações sobre as paisagens e impressões deixadas ao longo do caminho. “Incentivamos o grupo enviar os cartões para outras pessoas, com o intuito de fazê-las compartilhar o que viram, sentiram e vivenciaram durante o trajeto”, acrescentou Mônica D’Arruda, coordenadora do Sesc.

A primeira edição do Descobrindo a Cidade a Pé ocorreu em dezembro do ano passado. Os participantes fizeram o percurso do chamado quadrilátero de Pirro, que inicia na Avenida Ivo do Prado, antiga Rua da Aurora. Durante a caminhada o pesquisador Heriberto de Souza narrou fatos importantes e curiosidades que marcaram a história de Aracaju no início de sua fundação em 1855.

 

 

Descobrindo a Cidade a Pé - Ambiental