Compreendendo a sustentabilidade corporativa


Cerca de 20 colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac se reuniram nos dias 25 e 26/10, no auditório do Senac Bistrô Cacique Chá, para participar de uma capacitação voltada a implantação do Programa Ecos de Sustentabilidade.

O trabalho foi realizado pelos consultores da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e dos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac, Alexandre Marcelo Santos e Fernanda Ramos, Karina Amendola e Cecília Barreto, respectivamente.

No primeiro dia o grupo participou de dinâmicas que chamaram a atenção para o cenário atual, desdobramentos das políticas públicas, sustentabilidade corporativa e seus significados, dentre outros temas correlatos.

No último dia de capacitação os facilitadores focaram na gestão do Programa de Sustentabilidade – missão e visão, perspectivas estratégicas, objetivos e modelos inspiradores, além da implantação do Ecos em cinco fases e o mapeamento de aspectos e impactos ambientais.

Os colaboradores que participaram da capacitação fazem parte do comitê gestor das entidades, que atuará na sensibilização e mobilização dos colaboradores, para a importância de introduzir de forma efetiva, a prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades, estimulando as mudanças de posturas e procedimentos internos, preconizados pelo desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.

O Programa Ecos foi implantado no Sesc Sergipe em 2012. Na oportunidade, o consultor do Departamento Nacional da instituição, Mário Saladine, fez a capacitação do primeiro grupo gestor. O trabalho de implantação foi elaborado por técnicos de diversas áreas de atuação do Sesc com o objetivo de promover um conjunto de ações planejadas e continuas. As ações foram consolidadas ao longo dos últimos anos e hoje o programa está presente nas Unidades Centro, Comércio e Socorro.

Vejas as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/fecomerciosergipe/45566959911/

PROJETO ECOS