Cuidar e preservar: responsabilidade de todos


Promover atividades que contribuam para a sensibilização da sociedade em prol da conservação ambiental foi o principal objetivo da 6ª Semana do Meio Ambiente, ocorrida de 5 a 9 de junho, no Shopping Riomar. O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente reuniu diversas entidades governamentais e da sociedade civil.

O Sesc Ciências esteve presente com uma exposição educativa, que retratou os problemas com a pesca predatória em Sergipe e de forma interativa apresentou experimentos de física e a análise da água do Rio Sergipe, através da visualização de partículas de rocha, feita pelo microscópio. O Sesc também realizou oficinas de arte com material reciclado, intitulada brincando com sustentabilidade.

Para a realização do trabalho técnico-pedagógico, a VI Semana do Meio Ambiente contou com a parceria do Sesc, Ibama, Fundação Mamíferos Aquáticos, Secretaria Municipal de Educação, Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes.

A programação diversificada envolveu públicos de todas as faixas etárias, principalmente, estudantes do Ensino Fundamental. O acesso foi gratuito e as entidades participantes apresentaram propostas interativas como teatro ambiental, exposições, oficinas, contação de histórias e doação de mudas, imbuídos no propósito de alertar governos e população sobre a necessidade de implantar medidas para prevenir a degradação do meio ambiente.