Entendendo o Envelhecimento


O Sesc reuniu na última quinta-feira, no auditório da Unidade Socorro, 120 idosos do Grupo Nova Vida e alunos do projeto Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), para uma palestra sobre Parkinson, ministrada pela presidente da regional da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), a neurologista Maria Suzana de Souza.

O evento faz parte do projeto Entendendo o Envelhecimento, que busca integrar e sensibilizar o grupo através de encontros e temas pertinentes ao cotidiano do idoso, como as doenças degenerativas, a importância da atividade física, da alimentação saudável e vida social dentro e fora da família.

Segundo a neurologista Maria Suzana Souza, o Parkinson é uma doença degenerativa progressiva, que atinge em sua maioria pessoas acima dos 65 anos, mas, que pode ser controlada com medição e até cirurgia.

Para ilustrar um pouco a temática abordada no encontro, membros do Nova Vida apresentaram uma esquete teatral sobre os sintomas da doença, seus desdobramentos e os cuidados que devemos ter para reduzir os riscos.

Após a palestra a neurologista tirou dúvidas e esclareceu sobre os tipos de demências mais comuns na terceira idade. “É muito importante o trabalho que o Sesc faz há mais de 30 anos, por meio de ações sociais voltadas a terceira idade. Essas atividades são benéficas para a saúde do cérebro e ajuda diminuir o risco de demência e depressão.