Muribeca recebe o Saúde Mulher


O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, instalou na manhã desta terça-feira, 06/11, no município de Muribeca, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher. No período de duas semanas a unidade irá realizar exames de mamografia e de lâminas gratuitamente, com o objetivo de atuar na prevenção do câncer de mama e colo de útero.

Vinte municípios sergipanos já foram atendidos pela unidade Saúde Mulher desde a sua implantação em setembro de 2016. Até outubro deste ano foram realizadas 3.946 mamografias e feitos 3.322 exames de lâminas. A ideia é cobrir todo o Estado com este benefício de grande alcance social, fruto da parceria entre o Sistema Fecomércio/Sesc e prefeituras municipais.

Laércio Oliveira destacou a atuação do Sesc de aproximar-se da população e dar acesso a exames que normalmente não chegam aos municípios mais distantes da capital e em áreas rurais. “A unidade móvel percorre o caminho do bem, levando saúde para as comunidades através de ações preventivas e de combate ao câncer. A prevenção é o meio mais seguro e o tratamento tem cura quando diagnosticado no início”, ressaltou o presidente, convidando as mulheres a se tornarem multiplicadoras da informação em suas comunidades.

De acordo com o prefeito municipal, Fernando Ribeiro Franco Neto, além dos exames serão realizadas atividades de educação em saúde, tanto nas pacientes a serem atendidas na unidade móvel como também nas escolas, postos de saúde e em reuniões de grupos de interesse, objetivando a conscientização com o autocuidado e a aquisição de hábitos saudáveis.