Público escolhe vencedores da Mostra Sesc Serigy de Cinema


Em uma noite concorrida, com a participação de diversos atores, atrizes, diretores e amantes da sétima arte, foi realizada a cerimônia de premiação aos vencedores da Mostra Sesc Serigy de Cinema, na quarta-feira (07), no palco das exibições dos filmes participantes, o Cine Vitória.

Doze troféus foram entregues para os melhores filmes avaliados em várias categorias. Entre eles o de melhor filme, que foi entregue para a atriz, dramaturga e diretora, Diane Veloso, pelo filme “Para Leopoldina”, grande vencedor da noite, que além do prêmio de melhor filme, escolhido pelo júri popular, também levou os prêmios de melhor desenho de som e melhor direção de atores. O segundo lugar, escolhido pelo público, foi para o longa metragem “Morena dos Olhos Pretos”, do diretor Isaac Dourado, que narrou a vida da cantora Clemilda.

“O Sesc desempenha um papel muito importante na área cultural, cumpre um papel que às vezes o Estado não supre, que a iniciativa privada também não consegue cumprir, que é cuidar do intelecto, do subjetivo, dar acesso à população aos meios de produção da arte e cultura. O Sesc exerce um papel fundamental na sociedade. Nós somos todos vitoriosos, pois estamos dando acesso às obras feitas aqui, pessoas vendo nossos filmes, que são feitos com esforço e muito amor”, disse a vencedora.

A diretora regional do Sesc, Adely Carneiro, valorizou a iniciativa do Sistema Fecomércio em promover a Mostra Sesc Serigy de Cinema e destacou que novas ações para estimular a produção cinematográfica em Sergipe serão realizadas pelo Sistema. Segundo ela, é necessário promover a produção cultural em todas as vertentes artísticas.

“Temos buscado dar a oportunidade para esses meninos produzirem muita coisa boa, sabemos que temos um papel muito grande de formação. Então, tanto o Sesc, como o Senac têm feito vários investimentos para ajudar no desenvolvimento das produções locais. Isso já nos leva a inaugurar em breve o núcleo de cinema do Sesc Sergipe. Uma ação que dará um grande futuro para promover mais as produções cinematográficas dos artistas locais”, comentou a diretora.

 

 

1 – MELHOR DIREÇÃO

Filme: SUPER FRENTE, SUPER-8

Diretora: Moema Pascoini

 

2 – MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

Filme: LAMBE SUJOS X CABOCLINHOS

Diretor: Josivaldo Oliveira Silva

 

3 – MELHOR DIREÇÃO DE ATORES

Filme: PARA LEOPOLDINA

Diretoras: Diane Veloso e Moema Pascoini

 

4 – MELHOR FOTOGRAFIA

Filme: ZORÍ

Diretor: Victor Baldi

 

5 – MELHOR DESENHO DE SOM

Filme: PARA LEOPOLDINA

Diretoras: Diane Veloso e Moema Pascoini

 

6 – MELHOR MONTAGEM

Filme: SUPER FRENTE, SUPER-8

Diretora: Moema Pascoini

 

7 – MELHOR ROTEIRO

Filme: SUPER FRENTE, SUPER-8

Diretora: Moema Pascoini

 

8 – MELHOR PESQUISA E FILME ETNOGRÁFICO

Filme: NADIR DA MUSSUCA

Diretora: Alexandra Dumas

 

9 – MENÇÃO HONROSA

Filme:  O CORPO É MEU

Diretora: Luciana Oliveira

 

10 – MENÇÃO HONROSA

Filme: UMA MULHER À FRENTE DA CARROÇA

Diretor: Ewerton Nunes

 

11 – MELHOR FILME (Júri Popular)

1º lugar – Filme: PARA LEOPOLDINA

Diretoras: Diane


Veloso e Moema Pascoini

2º lugar – Filme: MORENA DE OLHOS PRETOS

Diretor: Isaac Dourado