Santana do São Francisco recebe “Sesc Saúde Mulher”


A unidade móvel Sesc Saúde Mulher chegou ao município de Santana do São Francisco, na última terça-feira, 08/05, para realizar durante 15 dias úteis exames de mamografia e citopatológico (lâminas), totalmente gratuitos.

O evento de assinatura do convênio contou com a participação do prefeito, Gilson Guimarães Barroso Júnior; do Secretário de Saúde, Hebert Lima, e da diretora regional do Sesc, Adely Carneiro e demais autoridades locais.

O agendamento já iniciou e está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto está vinculado à rede nacional de unidades móveis do Sesc e tem como objetivo o rastreamento do câncer de mama e colo de útero, aliados à promoção de ações em saúde.

Segundo Adely Carneiro, a unidade é composta por consultório ginecológico, sala de mamografia, banheiro, além de espaço externo para funcionamento de recepção e atividades educativas.

Este ano a unidade Sesc Saúde Mulher já percorreu os municípios de Propriá e Japoatã. A ideia é atingir a região do Baixo São Francisco com atendimento célere e de qualidade.  Os laudos dos exames de mamografia são realizados pela equipe médica do Hospital do Câncer de Barretos, no Estado de São Paulo.

O projeto do Sesc é uma resposta estratégica à elevada incidência de câncer de mama e colo do útero no País. A mamografia é realizada em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama, com idade entre 50 a 69 anos. Já o citopatológico é indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual, principalmente aqueles com idade entre 25 a 64 anos.