Sesc amplia Programa Ecos de Sustentabilidade


O Sesc realizará nessa sexta-feira, 21, Dia da Árvore, na Unidade de Nossa Senhora do Socorro, a etapa de ampliação do Programa Ecos de Sustentabilidade, efetivado desde 2012, em Sergipe. As atividades terão início a partir das 09h, com o plantio de mudas da mata nativa, nas áreas interna e externa do espaço, bem como uma mostra que reúne tecnologias sociais e educação ambiental.

Segundo a diretora regional da instituição, Adely Carneiro, efetivar sistematicamente o entrecruzamento das práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis tem sido, há seis anos, uma das metas do Sesc em Sergipe. “Nesse sentido, fortalecer e impulsionar nossa colaboração para o alcance dos ODS, através da reflexão e ação no Dia da Árvore, é uma iniciativa que acentua o que fazemos no dia a dia, através das inúmeras práticas realizadas em nossas atividades de saúde, educação, cultura, lazer e assistência”, frisou.

 Programação

Às 9h30, a mesa redonda “Relações Entre Natureza, Saberes e Bem Viver: cruzamentos e (re)construções” será aberta. Nela, a pesquisadora em bioquímica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Dra. Luana Celina Seraphin, irá discorrer sobre o ato de cozinhar no contexto de um mundo globalizado, explorando alimentação saudável e sua relevância para a promoção da saúde. Já o professor Dr. Paulo Mário Araújo, engenheiro mecânico que realizou seus estudos na Université des Sciences et Technologies de Lille I (França), irá discutir a relação entre meio ambiente e tecnologias sociais, apresentando um dos experimentos realizados no seu laboratório, o fogão solar.

Por sua vez, o biólogo e educador ambiental, professor José Bezerra, reconhecido em todo o estado por sua atuação, apresentará um diversificado portfólio de saberes e práticas reunidos em duas décadas de atuação. A mesa redonda terá como mediador Mário Saladini (Departamento Nacional do Sesc), responsável pela implantação e acompanhamento do Programa Ecos em Sergipe.

Instituições que apoiam o evento: 

Departamento Nacional do Sesc

Fecomercio/SE

Embrapa

Universidade Federal de Sergipe

Universidade Tiradentes

Secretaria Municipal de Agricultura (Nossa Senhora do Socorro)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Nossa Senhora do Socorro)

Colégio Amadeus

Fecarse

Instituto Mamíferos Aquáticos

Recigraxe