Sesc faz campanha educativa em terminal de ônibus


“Sou idoso, sou cidadão” é o tema da campanha que o Sesc realizou na tarde de 27 de abril, no terminal de ônibus do mercado central, chamando a atenção da população para o direito do transporte público coletivo de qualidade.

O Estatuto do Idoso garante que maiores de 65 anos tenham o direito de assentos preferenciais, gratuidade no transporte coletivo urbano e semiurbano, além de prioridade no embarque. Mas, na prática, todos esses direitos são desrespeitados recorrentemente nos terminais e dentro dos ônibus.

Segundo o aposentado Leão Nunes de Lima, 77 anos, a maioria dos idosos não têm conhecimento dos direitos adquiridos e desconhecem os órgãos fiscalizadores. “A campanha educativa informa os meios legais, como denunciar os abusos e esclarece os direitos preconizados no Estatuto do Idoso”, disse, acrescentando que todo cidadão deve observar o cumprimento das leis, procurar seus direitos e denunciar.

Durante a sensibilização a equipe de assistentes sociais do Sesc e membros do grupo da terceira idade Nova Vida presenciaram situações constrangedoras e ouviram vários relatos relacionados a forma desrespeitosa que idosos são tratados dentro dos ônibus. “A falta de paciência de esperar o passageiro subir ou descer é constante, os acentos preferenciais são ocupados por outras pessoas sem nenhuma cerimônia e todos fazem de conta que não estão vendo. É gritante a falta de atenção para com os idosos”, ressaltou Joana Angélica, coordenadora do Nova Vida, na Unidade do Sesc, localizada no bairro Siqueira Campos.

A campanha visa  estimular o reconhecimento do idoso enquanto sujeito de direitos e partícipe no processo de construção de uma sociedade mais justa e igualitária, através de ações educativas e de sensibilização, envolvendo ainda, este para chamar a atenção da sociedade, para os direitos dos idosos, que recorrentemente são desrespeitados, mesmo estando garantidos.

O Sesc irá realizar nesta quinta-feira, 27/04, às 15h, no terminal de ônibus localizado no mercado central, a primeira etapa da campanha educativa “Sou idoso, sou cidadão”, que tem como objetivo.

Membros do grupo da terceira idade Nova Vida, acompanhados pela equipe técnica do Sesc, irão realizar uma panfletagem, visando sensibilizar a população quanto ao direito do idoso ao transporte público de qualidade. “A nossa ideia é educar para conscientizar”, disse a assistente social Joana Angélica Almeida.

O Sesc conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção da Pessoa Idosa – CEDIPI, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Aracaju) e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT.