Saúde Mulher chega ao agreste sergipano


O município de São Miguel do Aleixo, região do agreste sergipano, recebeu na manhã de hoje, 20/08, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher. O convênio de instalação foi assinado pela diretora regional do Sesc, Adely Carneiro e pelo prefeito municipal, Everton dos Santos Lima.

A unidade permanecerá na sede municipal até o dia 24/08, realizando exames de Lâmina e de Mamografia, gratuitamente. Operando em caráter itinerante, a unidade móvel visa elevar a qualidade de vida da população, proporcionando o rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, aliado as ações preventivas de educação em saúde.

Os exames são agendados pela equipe de saúde do município e os laudos da mamografia são emitidos pelo Hospital de Câncer de Barretos, São Paulo, referência nacional em tratamento oncológico.

A estrutura da unidade consiste em consultório para a realização de exames, sala de Mamografia, composta pelo mamógrafo digital 3D, que possibilita imagens em alta definição e permiti a detecção precoce de lesões em estágios iniciais. A unidade também dispõe de elevador plataforma para deficiente físico.

Adely Carneiro ressaltou a importância da parceria com o município, para a efetivação do projeto, principalmente com relação a mobilização das mulheres para a realização dos exames e o acompanhamento dos diagnósticos apontados pelos laudos. “É na prevenção que está o foco do trabalho. Patologias identificadas e tratadas no início dar às mulheres a chance de um tratamento menos agressivo e exitoso. A prevenção passa pelo rastreamento através dos exames e do cuidado de anualmente repeti-los”, enfatizou a diretora.

O exame de Lâmina (Citopatológico) é indicado às mulheres que já iniciaram sua vida sexual, em especial aquelas entre 25 a 64 anos. Já a Mamografia deve ser feita entre os 50 a 69 anos. A estimativa da Prefeitura de São Miguel do Aleixo é realizar ao todo 320 exames nesses cinco dias de permanência da unidade no município.