Sesc Saúde Mulher em Ribeirópolis


Foto: Maria Odília

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, assina nesta segunda-feira, 13/03, às 09h, no munícipio de Ribeirópolis, o convênio que oficializa a instalação da unidade móvel Sesc Saúde Mulher no município. O objetivo é atender mulheres com dificuldades de acesso aos serviços de saúde em cidades do interior ou periferias das grandes cidades.

A unidade atua na prevenção do câncer de mama e colo de útero, através da realização de exames de rastreamento como a Mamografia Digital e o Papanicolau (Citopatológico).

Os exames oferecidos na unidade móvel são gratuitos e não precisam ser encaminhados pelo médico. Os documentos necessários para ter acesso ao atendimento são: cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

Segundo a diretora regional do Sesc, Adely Carneiro, o trabalho não se esgota com a realização dos exames, também são promovidas ações educativas sobre direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção à violência doméstica e a mortalidade materna.

A estrutura interna da unidade está dividida em sala ginecológica, sala de mamografia, banheiro e tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera.

A unidade Saúde Mulher já percorreu os municípios de Lagarto, Campo do Brito e agora chega a Ribeirópolis com uma equipe formada por coordenador, enfermeiro, educador em saúde, técnicos em radiologia e artífice de manutenção.

Os laudos das mamografias são feitos pela equipe médica do Hospital do Câncer de Barretos (SP), referência nacional no tratamento oncológico.

 

Atendimentos Realizados:

Lagarto – 1.348

Campo do Brito – 1.145

Foto: Foto: Maria Odília