Trabalho de interiorização chega ao Baixo São Francisco


O Sistema Fecomércio – Sesc amplia suas ações de interiorização e leva aos municípios de Japoatã e Ilha das Flores as unidades móveis Saúde Mulher e Odontosesc. Os convênios foram assinados na manhã de ontem 16/04, nas sedes dos respectivos municípios. O evento contou com a participação de autoridades e do público, que logo cedo estava presente para fazer o agendamento de acesso aos serviços.

A unidade móvel Saúde Mulher ficará 16 dias úteis em Japoatã. A estimativa é realizar cerca de 60 exames por dia. “Acaso, o prazo não seja suficiente para cobrir todo município nesse período a data poderá ser expandida”, adiantou a diretora regional do Sesc, Adely Carneiro, informando que ação visa diminuir a incidência do câncer de mama e colo do útero, através da realização de exames de mamografia e citopatológico (lâminas).

O Saúde Mulher conta com uma equipe formada por médico, enfermeira, educadora em saúde, técnico em radiologia, técnico em enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais. Os exames de mamografia são laudados pelo Hospital de Câncer de Barretos/SP e os cotopatológicos por laboratório de grande referência no Estado.

Segundo o prefeito de Japoatã, José Magno da Silva, a parceria do Sesc vem reforçar o trabalho da Secretaria de Saúde do Município, no combate ao câncer, por meio da prevenção e do diagnóstico precoce. “Fazemos todo o encaminhamento e o acompanhamento de forma célere, pois entendemos que a ação preventiva aumenta a possibilidade de identificação, tratamento e cura, nos casos positivos”, disse o prefeito.

Hoje o Sesc conta com 23 unidades móveis de Saúde em 20 estados brasileiros, com capacidade de atender 170 mil mamografias e realizar 170 mil exames citopatológicos por ano, em todo país.

 

O município de Ilha das Flores também foi contemplado com a unidade móvel de odontologia – Odontosesc. Durante 60 dias a população terá acesso a serviços de qualidade, totalmente gratuitos, graças à parceria formulada entre a Prefeitura Municipal e o Sistema Fecomércio – Sesc. “A unidade móvel irá realizar procedimentos clínicos e preventivos como radiografia, restauração, exodontia (extração), remoção de tártaros, profilaxia, aplicação tópica de flúor, além de orientação de higiene bucal, viando a prevenção”, disse a Adely Carneiro.

O prefeito Cristiano Beltrão, ressaltou a importância da parceria e o benefício que irá chegar à região, pois serão realizados 240 atendimentos por semana, totalizando ao longo dos dois meses 1.920 atendimentos. “Além disso focaremos no trabalho educativo que consequentemente conduzirá o paciente a uma mudança de comportamento e de hábitos, melhorando sua saúde”, ressaltou Beltrão, destacando o empenho da Prefeitura em ampliar as ações de saúde com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de Ilha das Flores, por meio de ações sistemáticas de prevenção, combate e controle.

Em 2017 o Odontosesc atendeu 3.379 pacientes, concluiu 2.065 tratamentos e realizou 9.886 procedimentos.