Umbaúba recebe a unidade Saúde Mulher


A unidade móvel Sesc Saúde Mulher chegou ao município de Umbaúba na manhã de hoje e já começou a atender a população feminina, realizando exames de Lâmina e Mamografia, gratuitamente. O convênio foi assinado pelo prefeito municipal Humberto Santos Costa e a diretora regional do Sesc, Adely Carneiro.

A unidade está instalada na Praça de Eventos e fará atendimento das 07 às 15h, de segunda a sexta-feira. Os agentes de saúde estão mobilizando a população da sede municipal e dos povoados. Todo procedimento é feito de forma segura e célere.

Segundo Adely Carneiro, a princípio, a unidade ficará no município 15 dias, mas, esse período poderá ser ampliado de acordo com a necessidade de atendimento. “A estrutura é composta por consultório para a realização dos exames, sala de mamografia – com mamógrafo digital 3D de última geração, que possibilita imagens em alta definição e permiti a detecção precoce de lesões em estágios iniciais; espaço para recepção, além de elevador plataforma para deficiente físico”, informou a diretora.

O exame de Lâmina (Citopatológico) é indicado às mulheres que já iniciaram sua vida sexual, em especial aquelas entre 25 a 64 anos. Já a Mamografia deve ser feita entre os 50 a 69 anos. Os laudos dos exames de mamografia são analisados e emitidos pelo Hospital de Câncer de Barretos (SP), referência em tratamento oncológico.