Saúde Mulher chega ao Vale do Cotinguiba


A unidade móvel Sesc Saúde Mulher chegou ao município de Riachuelo, para realizar exames citopatológico e de mamografia. A princípio, a equipe formada por médico, enfermeiro, radiologista, auxiliar de enfermagem, assistente social e recepcionista, ficará uma semana prestando atendimento das 07 às 15h.

Operando em caráter itinerante, a unidade móvel visa elevar a qualidade de vida da população, proporcionando o rastreamento do câncer de mama e do colo do útero, aliado as ações preventivas de educação em saúde.

A estrutura da unidade consiste em consultório para a realização de exames, sala de mamografia, composta pelo mamógrafo digital 3D, que possibilita imagens em alta definição e permiti a detecção precoce de lesões em estágios iniciais.

A unidade também dispõe de espaço multimídia para as ações educativas, recepção e sala de espera, além de acessibilidade para deficiente físico (elevador plataforma).

Os exames são agendados pela equipe de saúde do município e os laudos da mamografia são emitidos pelo Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, referência nacional em tratamento oncológico.

Para a prefeita de Riachuelo, Cândida Leite Sandes, a permanência do Sesc Saúde Mulher representa um apoio importante ao combate ao câncer e uma resposta estratégica à população, que tem dificuldade de realizar os exames através da rede pública, em virtude da demora no atendimento quando se trata de exames de alta complexidade. “Estamos atentos e buscando parcerias que venha somar-se ao trabalho que já realizamos. É importante que as mulheres compareçam e utilizem os serviços oferecidos gratuitamente e de forme célere”, alertou a prefeita.