Segurança Alimentar e Apoio Social


São ações sistemáticas e eventuais de mobilização de recursos e competências que operem no combate à fome e ao desperdício e no apoio social para redução de vulnerabilidade.

Mesa Brasil: é uma rede nacional de bancos de alimentos contra fome e o desperdício. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos oriundos tanto da doação de comerciantes quanto de agricultores familiares. De um lado, o Mesa contribui para a diminuição do desperdício e, do outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Tudo isso aliado ao desenvolvimento de um trabalho educativo nas áreas de nutrição e serviço social, que promove a alimentação adequada, a reeducação alimentar e a sustentabilidade das entidades assistidas.

Em Sergipe, o programa é desenvolvido em Aracaju e Itabaiana, na modalidade operacional de Colheita Urbana. Constitui-se, portanto, numa ponte que coleta alimentos e os distribui a entidades sociais e populações em situação de vulnerabilidade alimentar.

Dentre as ações previstas para o ano de 2017, destacam-se:

  1. Complementação de refeições;
  2. Fidelização e cadastramento de doadores;
  3. Ações educativas de nutrição;
  4. Ações educativas de serviço social;
  5. Visitas técnicas de diagnóstico, cadastro e monitoramento de instituições sociais;
  6. Gestão do voluntariado;
  7. Encontro anual de parceiros;
  8. Dia Mundial da Alimentação.