Trabalho Social com Grupos


Ações de formação, desenvolvimento e intercâmbio de grupos de diferentes segmentos, destinadas a promover a participação social e o exercício da cidadania em defesa dos direitos sociais.

A atividade tem como objetivo estimular as potencialidades de diversos grupos sociais (jovens, adultos e idosos), através de reuniões periódicas, para discutir temas que fazem parte do cotidiano das diferentes gerações, como família, vida urbana, trabalho, relações interpessoais e sociais, entre outros, criando um espaço de aprendizado, intercâmbio de saberes e experiências, cidadania, qualidade de vida e socialização.

Trabalho Social com Jovens: projeto que atenderá através das Unidades Operacionais Centro (comunidade Mosqueiro), Nossa Senhora do Socorro e Sesc Ler Indiaroba adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo é fomentar o protagonismo desses adolescentes por meio de ações de fortalecimento da cidadania e melhoria da qualidade de vida, viabilizando o acesso aos programas oferecidos pelo Sesc. Oportuniza, assim, momentos reflexivos para ressignificação de valores e paradigmas, bem como ações que fortaleçam a sociabilidade e o sentimento de pertença no grupo, resgate da autoestima e promoção da saúde, tais como: Encontro Sociocultural de Adolescentes, Campanha Adolescente em Ação, Reuniões Mensais, Ação de Voluntariado, Consulta Social, Visita Institucional, Visitas Institucionais, Atividades Recreativas, Passeios e Oficinas.

Trabalho Social com Idosos: reafirmando seu compromisso com a terceira idade, há 32 anos o Regional tem nesse trabalho uma das formas de valorizar o idoso, estimulando-o a participar de atividades diversas, respeitando suas particularidades e destacando suas potencialidades, fundamentadas pela educação gerontológica, cujo eixo condutor possui três vertentes da estrutura política da Organização Mundial de Saúde para um envelhecimento ativo: participação, saúde e segurança. O TSI objetiva incentivar ações de valorização da pessoa idosa e seu reconhecimento enquanto sujeito social, através de atividades que promovam o envelhecimento ativo nas dimensões biopsicossociais. Em 2017, o trabalho será realizado nas Unidades Operacionais Sesc Siqueira Campos (Aracaju) e Siqueira Campos (Nossa Senhora do Socorro), destacando-se as seguintes ações: reuniões mensais de integração, curso de valorização humana, visitas institucionais, visitas domiciliares, campanhas de cidadania, atividades artísticas, esportivas, excursões e confraternização natalina.

 

Maturidade Ativa: projeto que viabiliza nas Unidades do Siqueira Campos e Socorro, o acesso de pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos a participarem de ações de caráter preventivo, promovendo assim a mudança de hábitos e a promoção da qualidade de vida. O trabalho propõe instigar a reflexão quanto à construção de novos papeis diante do processo de envelhecimento, estimulando hábitos de cuidados pessoais, a fim de se reduzir a probabilidade de ocorrência de situações prejudiciais à saúde. O Maturidade Ativa também busca estimular a convivência de seus integrantes com indivíduos de outras faixas etárias, através de atividades socioeducativas, esportivas, recreativas, socioculturais e artísticas. Suas principais ações são: oficinas, reuniões mensais, consulta social, visita domiciliar e institucional.