Educação Complementar


Consiste em ações destinadas à ampliação de conhecimentos do universo sociocultural dos sujeitos. Em 2017, o trabalho de Educação Complementar será desenvolvido através das modalidades Acompanhamento Pedagógico, Complementação Curricular e Cursos de Valorização Social.

 

Caravana da Esperança: realizado na comunidade, durante o contraturno escolar, o trabalho atende filhos de trabalhadores do comércio, crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, matriculados regularmente na rede oficial de ensino, e em situação de vulnerabilidade social. Em 2017, o projeto pedagógico “Um Mergulho no Maravilhoso Mundo da Literatura Infantil” será trabalhando pelas diversas ações de apoio às tarefas escolares, dialogando-se com múltiplos saberes, que potencializem a socialização, ética, afetividade, criatividade, autonomia, senso crítico, sustentabilidade, direitos humanos, dentre outros elementos estimuladores da cidadania.

Habilidades de Estudo: propõe trabalhar, no Sesc Ler Indiaroba, as áreas do conhecimento dos primeiros ciclos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), desenvolvendo atividades que abordem diferentes saberes relativos ao cotidiano dos alunos, e que valorizem seus conhecimentos prévios. O ponto de partida do Habilidades é ampliar e ressignificar saberes, numa perspectiva continuada de (re)construção dos sujeitos. Para tanto, os conteúdos das disciplinas Português, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Movimento, Expressão Corporal e Artes são desenvolvidos em uma perspectiva inter e transdisciplinar.

Curso de Inglês: oferecido para o público da terceira idade, é realizado na Unidade Siqueira Campos e objetiva ampliar a cognição, as habilidades de socialização e competências dos sujeitos envolvidos, bem como o conhecimento acerca da língua inglesa, muito utilizada na sociedade contemporânea. Acontecerá no turno vespertino.

Sesc Empresa: projeto que visa provocar diálogos continuados com a clientela preferencial do Sesc sobre as principais demandas do mundo profissional, despertando-a para a importância da formação continuada no atendimento das necessidades impostas pelo comportamento do consumidor e dos sujeitos que constroem seu dia a dia de trabalho. As temáticas abordadas nas sete palestras serão mediadas no Sesc Comércio por especialistas e abordarão: relações interpessoais, ética na prestação de serviços, oportunidade na crise, redes sociais, hábitos saudáveis, trabalho em equipe e empreendedorismo.