Educação em Ciências e Humanidades


Consiste num conjunto de ações de educação não formal destinadas a proporcionar a compreensão e a ampliação de conhecimentos, visões de mundo e formas de pensamento, explorando, difundindo e popularizando conteúdos das Ciências e Humanidades em suas relações com a cultura e a sociedade.

 

Sala de Ciências: projeto do Sesc Socorro que reúne acervo nos campos da Biologia, Física, Química, Geografia e realiza Mostras Itinerantes destinadas aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental/Médio das redes pública e privada de ensino. As mostras são constituídas de experimentos científicos que proporcionam o contato direto dos visitantes com o objeto de estudo. O trabalho conta também com o auxílio de monitores, que fazem a mediação do processo de aprendizagem e animam os visitantes a construir lentes críticas e autônomas sobre os temas expostos. Seu objetivo é, portanto, tornar o visitante um investigador capaz de buscar respostas e levantar questões a partir dos experimentos manipuláveis. Destacam-se, em 2017, as seguintes atividades: Semana da Água; Mundo Mágico do Sesc; Valise Rastros Evolutivos; III Encontro Sesc de Biologia; Mostra Prismas do Som; e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Tradições em Movimento: objetiva promover no Sesc Siqueira Campos a pesquisa, divulgação e o intercâmbio das diversas culturas e tradições de origens africanas, indígenas e europeias, mapeando de forma sistematizada suas inter-relações no estado e no país. Busca, sobretudo, contribuir para a democratização do acesso à produção artística local e nacional dos diversos públicos, possibilitando articulações e convergências por meio da troca de saberes e práticas culturais, ou seja, desenvolvendo um processo de formação de plateia e agentes culturais, através da realização de espetáculos, esquetes, exposições, debates e oficinas em torno dos temas: ciclo carnavalesco, ciclo junino, cultura popular, ciclo da cultura afro e ciclo natalino.

Reciclarte: visa provocar atitudes ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, ao disponibilizar como matéria prima para a confecção de roupas artísticas, resíduos sólidos de diferentes origens (garrafas pet, fitas VHS, telas de proteção, embalagens de produtos alimentícios, retalhos de tecidos, lacres de latas, cascas de ovos, penas de galinha, dentre outros). O Reciclarte é realizado através de oficinas de produção de figurinos, que são exibidos anualmente à clientela preferencial e comunidade em geral. O trabalho acontece na Unidade Siqueira Campos com o público integrante do Trabalho Social com Idosos (Nova Vida e Maturidade).