Educação Infantil


Com a finalidade de “contribuir para o acesso da criança a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagem de diferentes linguagens” (Resolução Sesc nº 1.303/2015), a Educação Infantil consiste em uma atividade realizada em espaços educacionais localizada nas Unidades Operacionais Siqueira Campos e Nossa Senhora do Socorro. Através do desenho, pintura e história oral, as crianças participam de atividades em grupos e aprendem brincando a construir o conhecimento.

Destinada ao cuidado e educação de crianças, essa atividade dispõe-se a proporcionar o desenvolvimento integral nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. As famílias atuam como parceiras neste processo, que busca fortalecer atitudes e valores e promover a integração com a natureza e a sociedade.

Projetos a serem desenvolvidos nas Escolas Sesc:

Creche: destina-se a crianças de 08 meses a 02 anos, e realiza-se nos turnos da manhã e tarde, na Unidade Siqueira Campos. Em 2017, além das atividades de rotina, o trabalho receberá a ação inovadora “Bebeteca”, que disponibilizará um acervo de brinquedos educativos de relevante importância para a primeira infância, uma vez que estimula o desenvolvimento motor, afetivo e intelectual, ou seja, motiva a capacidade sensitiva, perceptiva e fortalece aspectos como segurança, consciência e respeito ao espaço das demais crianças. Outra proposta que será desenvolvida é a chamada “Identidade”, que busca através de atividades lúdicas, contação de histórias e atividades de rotina, promover a interação, fortalecer a autoestima, o conhecer-se a si e aos outros, incentivando as crianças a aprenderem a conviver com as demais.

Pré-Escola: consiste em um trabalho destinado a crianças de 02 a 05 anos, realizado nas Unidades Siqueira Campos e Nossa Senhora do Socorro. Em 2017, o projeto receberá a inovadora ação “Brincando e Aprendendo, assim vou Crescendo”, que tem por finalidade promover, através do brincar, o desenvolvimento da criança na construção da autonomia e da identidade, possibilitando que ela atribua sentido ao seu mundo imaginário, ao se apropriar de conhecimentos que a ajudarão no agir sobre o meio em que se encontra.