Educação em Saúde


Consiste em ações interdisciplinares de caráter educativo, no âmbito da promoção e prevenção, visando a ampliação da autonomia, dos conhecimentos e habilidades para o autocuidado e da ação coletiva sobre os determinantes sociais da saúde.

Em parceria com os demais Programas do Sesc e com órgãos públicos e privados ligados à área de saúde, o Regional realiza campanhas, oficinas, exibição de vídeos, palestras, orientações específicas, seminários e exposições, abordando diversos temas relacionados às doenças sistêmicas, ocupacionais, sexualmente transmissíveis, saúde bucal, educação nutricional, sustentabilidade e coleta seletiva, dentre outros.

Projetos a serem desenvolvidos:

Ver para Aprender: visa contribuir para a promoção da saúde visual e prevenção de problemas oculares, mediante a constituição de alianças intersetoriais direcionadas à sistematização de ações educativas em saúde no espaço escolar, bem como a formação de monitores para realização de triagem de acuidade visual e encaminhamento de medidas para recuperação da saúde ocular. Seu público-alvo inclui: estudantes das Escolas Sesc (Siqueira Campos e Socorro), alunos do Projeto Habilidade de Estudo (Sesc Socorro); corpo discente da Alfabetização de Jovens e Adultos (Sesc Centro, Siqueira Campos, Socorro e Indiaroba) e estudantes do projeto Caravana da Esperança e Trabalho Social com Jovens.

Saúde em Dia: propõe uma ação social transformadora a partir de temáticas que considerem o perfil epidemiológico e a relação com os contextos social, econômico e cultural. Sendo assim, o projeto visa ampliar os conhecimentos da clientela preferencial sobre as questões relativas à promoção da saúde e qualidade de vida, possibilitando o empoderamento para a tomada de decisão, e a mudança, para melhor, do panorama epidemiológico de Sergipe. Esse projeto acontecerá nas Unidades Operacionais Sesc Centro, Siqueira Campos, Socorro, Comércio e Indiaroba, destacando vários temas, entre eles: alimentação saudável, segurança alimentar, desidratação, câncer de pele e micoses de verão, campanha contra o alcoolismo, infecções sexualmente transmissíveis, redução do stress, doenças crônicas, saúde da mulher prevenção ao câncer de mama e colo de útero, aleitamento materno, outubro rosa, dia mundial da saúde, campanha antitabagismo, saúde do homem, novembro azul, entre outros.

Prevenção às ISTs/AIDS: propõe trabalhar com adolescentes e jovens questões relativas às Infecções Sexualmente Transmissíveis, que representam um sério impacto na saúde reprodutiva da população, podendo causar esterilidade, doença inflamatória pélvica, câncer de colo uterino, gravidez ectópica, infecções puerperais e recém-nascidos com baixo peso, além de provocar sérios problemas de redução da autoestima. Visa, portanto, fomentar espaços de reflexão e discussão com a população juvenil sobre sexualidade, visando à redução do número de casos de gravidez e ISTs na adolescência, especificamente com os estudantes das redes pública e privada de ensino e sujeitos integrantes do projeto Trabalho Social com Jovens.

Emagreça com Saúde: propõe a redução de peso corporal de forma educativa e lúdica, com um trabalho realizado através da interdisciplinaridade e integração dos programas saúde, lazer e assistência, com forte foco na orientação para uma alimentação adequada e saudável. O projeto será uma oportunidade para as pessoas conhecerem mecanismos que auxiliem no controle do peso corporal, partindo da mudança de hábitos físicos e alimentares, visando assim a melhoria da saúde e qualidade de vida. Será realizado com a clientela inscrita nas atividades de Desenvolvimento Físico e Esportivo, no Sesc Siqueira Campos.